sexta-feira, 18 de julho de 2008

Fresa Gas


O primeiro apartamento que eu morei em Guadalajara ficava bem encravado no centro, completamente no centrão, onde todos os movimentos, ruídos e parafernálias se misturavam e explodiam. Nessa massa sonora gigante e fragmentada se destacava a musiquinha do caminhão de gás. Da minha janela eu ouvia essa musiquinha praticamente o tempo todo, mas nunca conseguia identificar o que ela dizia. Primeiramente, eu nem sabia que se tratava de um caminhão de gás. Três meses depois eu me mudei de casa e a situação piorou. Eu me mudei para uma Casa de Huéspedes mais afastada do centrão e localizada em uma rua super tranquila. Aqui, qualquer mínimo barulho é amplificado.
A janela do meu novo quarto dá para a rua. E não é que esse caminhão de gás passa todos os dias das 6 da manha às 5 da tarde bem em frente a minha janela? Conseguir ouvir melhor a musiquinha de nada me adiantou, permaneci sem consegui captar, detectar o que ela pronunciava. Quando o caminhão passava, eu fechava os olhos para poder melhorar a minha audição e nada. Então, eu começei a guardar na minha mente as palavras que a musiquinha me sugeria. O caminhão passava e eu ouvia:
Fresa, fresa, fresa gas / Fresa, fresa, fresa gas.
Ou seja, eu achava que a companhia de gás se chamava Morango Gás.
Estranho e peculiar nome para uma companhia de gás. Será que o gás que eles vendem tem cor vermelha ou aroma de morango? Só bem depois que eu descobri que o nome verdadeiro da companhia era Zeta gas e o que a musiquinha martelava de maneira insistente era Zeta, zeta, zeta gas.

2 comentários:

Unknown disse...

Quisiera leer relatos urbanos a tu manera. Podra ser?

Unknown disse...

mmm, el grupo interdiciplinario soy yo: mariela.
Grupo interdiciplinario? Tecno confusiones.