quinta-feira, 17 de julho de 2008

Existe lasanha no Brasil?

Quinta-feira passada, último dia de aula do semestre, toda a turma e mais quatro professores (incluindo a coordenadora do programa) foram celebrar o término de mais um ciclo de vida em uma cantina do centro histórico de Guadalajara ( aqui botecos, botequins e bares um pouco mais sofisticados são colocados em um mesmo saco pelo rótulo de ¨cantina¨). Conversa vai, conversa vem, um dos 12 alunos da turma bate a colherzinha no copo pedindo um minuto de atenção porque ele quer falar para fazer um aviso. O aviso é que ele quer convocar todos os presentes para uma lasanha a ser realizada em sua casa no próximo sábado.

Todos receberam o convite com sastifação. Eu, nem se fala. Tendo chegado no México em fevereiro desse ano, já provei de quase tudo que a culinária mexicana tem a me oferecer. Quando pus os meus pés na Cidade do México ( tive que passar primeiro por lá para resolver uma série de trâmites e documentação da bolsa, etc...) enchi a pança com tudo que me parecia novo. Comi tacos viscerais ( de lábio, de cabeza, de riñones, de lengua, de carnaza , de sesos ) comi enchiladas, gorditas, quesadillas, sopes, chilaquiles, huaraches, gringas, chiles rellenos, tamales etc... Depois de dois dias de comilança cheguei em Guadalajara e começei a minha dieta. Por tanto já estava há 4 meses sem comer massa. Mas, nao foi por causa dessa "dieta", que na verdade nunca existiu, que eu fiquei tanto tempo sem comer massas. Foi porque aqui realmente é dificil encontrar algum restaurante que trabalhe com esse tipo de refeição. Aqui em Guadalajara tem restaurantes italianos sim ( eu nunca vi, mas me juraram que tem), porém, se um restaurante não for especificamente de comida italiana, ele não serve nem miojo.

Então, foi com uma certa alegria que os meus ouvidos captaram a notícia "lasanha no sábado". E, como eu já disse, eu nao fui o único.

Chegando o dia, eu passei no caminho da casa do anfitrião em um supermercado para comprar vodka e limões. Pensei em fazer uma caipirinha para os que nunca tomaram desse mé. Cheguei, preparei os drinks e todos de imediato já ficaram embriagados. Eles disseram que foi por causa do açúcar, uma vez que não esão acostumados a tomar bebidas doces. Afirmaram que caipirinha é mais forte que tequila e quando eu lhes disse que eu costumo tomar umas três caipirinhas em uma noite, nao acreditaram.

Aí chegaram os vinhos e depois.... a lasanha. Foram postas duas travessas na mesa. Todos se serviram avidamente. Eu, pacientemente, esperei a minha vez. Quando fui me servir, a minha coordenadora me perguntou: "voce já tinha provado lasanha?" Eu respondi : "como?" E ela: ¨se come lasanha no Brasil?"

Eu, com a boca cheia, respondi com um gesto.

Nao sei se ela entendeu.

Nenhum comentário: