sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Ainda na luta de Davi contra Golias

Ontem fui ver Nesio (Dir: Alan Coton, México, 2008), que estava em sua primeira semana de exibição ocupando três horários da sala 7 do Cinépolis do Centro Magno. Hoje, entrei na página dessa empresa exibidora pra ver as estréias da semana e vi que o filme já foi hoje para um único horário da sala 6. Já Navidad S.A (Dir: Fernando Rovzar, México, 2008), que também foi para a sua segunda semana, manteve os mesmos cinco horários do momento de sua estréia. Porque será? Porque esse filme mexicano natalino estreou na semana passada em TODOS os cinemas da rede Cinépolis de Guadalajara preenchendo em media 6 horários em cada um deles e esse Nesio só estreou em três cinemas e em três horários em cada um?

Confesso que quando eu vi o trailer de Navidad S.A há alguns meses atrás eu demorei um pouco para perceber que se tratava de um filme mexicano. Primeiro pela imagem do filme: a qualidade da imagem era de primeira. Depois pela temática: um filme de natal cujo enredo e conflito é igual ao de milhões de filmes natalinos americanos. Algo em torno da idéia de que "o espírito de amor, solidariedade e respeito ao próximo emanados por essa celebração está se perdendo e é preciso recuperá-lo". Depois os efeitos especiais. Como todo filme de natal é preciso ter magia: trenós voando, duendes e peripécias fantásticas. E não é que o filme cumpria com todos esses requisitos? Também nao reconheci de primeira que atrás da roupa e da barba de Papai Noel estava Pedro Armendáris Jr. Quando ele proferiu a primeira a palavra, pensei "claro, esse filme tem que estar dublado, afinal ele é dirigido às crianças." Mas, segundos depois desse pensamento caiu a ficha de que o filme não parecia ser dublado. Começei a estranhar.

Aí acho que o narrador apresentou : "Pedro Amendáris no papel de Papai Noel" ou algo assim. Minha primeira reação: fiquei curioso em conferir o resultado de uma ultra mega super produção mexicana contemporânea feita especialmente para o natal de 2008 com enredo idêntico aos filmes natalinos que passavam na Sessão da Tarde ao longo da minha infância. Pela pimeira vez vou ver um filme mexicano recente a la Sessão da Tarde, e para completar, em um cinema!

Certos esquemas e fórmulas parecem nunca mudar, ou melhor, mudam só na embalagem e em alguns códigos condizentes com a sua época. Mas, a essência permanece.

Isso não é de todo ruim. Se as fórmulas dos filmes que eu via na Sessão da Tarde em meados dos anos 80 (que eram em sua maioria filmes produzidos nas duas décadas anteriores) se repetem hoje em dia satisfazendo o gosto do público infantil é porque há nelas algo de atemporal, como nos clássicos contos infantis. Porém, sempre haverá um jeito de ampliar, de ascrecentar algo de criatividade e de trazer novos elementos para as velhas fórmulas. Nao se deve confundir a atemporalidade de determinados valores e mensagens destinadas ao público de calças curtas com conformismo estético e repetição automática. Esse público em especial, nao tem nada de passivo e é extramamente exigente, às vezes, até mais do que os próprios pais.

Eu ainda nao vi Navidad S.A, por tanto só posso falar da impressao que tive ao assistir o trailer. Talvez dentro de sua pirotecnia e de sua pouco original premissa narrativa ele possa propor algo interessante. Quem sabe? É possivel. Oportunidade para ver o filme com certeza eu vou ter, já que ele ficará em cartaz em todos esses cinemas pelo menos até o natal, ou seja, durante um mês. Nada contra que ele fique tanto tempo em cartaz, mas só acho que os filmes que não contam com uma major por trás em sua produção e distribuição também deveriam ter uma maior oportunidade. Navidad SA é co-produzido e distribuido pela Warner Bros. assim como High school musical: El desafio foi co-produzido e distribuido pela Disney. A versão mexicana (feita especialmente para o público juvenil mexicano, com atores locais) da série de filmes High school musical , também preencheu grande parte do circuito exibidor de Guadalajara. Um outro filme comercial mexicano, também uma super produção, como Arráncame a la vida, teve a falta de sorte de ser lançado na mesma época do High school mexicano. Se ele tivesse sido lançado em uma outra ocasiao certamente teria ocupado um número um pouco maior de horários. Mas, um filme nacional só tem chance quando tem o aval e a permissão de Hollywood.

Nenhum comentário: